O sistema prisional do Piauí foi contemplado com novas armas, equipamentos de proteção individual, viaturas, munições e granadas. A informação é do gerente da Casa de Custódia de Teresina, tenente Jean Carlo Bezerra, que articulou junto à Força Nacional, para que a Secretaria de Justiça do Piauí recebesse o material de segurança.
De acordo com Jean Carlo Bezerra, são duas viaturas; 20 carabinas calibre 5.56; 30 pistolas calibre 40; 30 pistolas de choque taser; 30 bastões polímero 60cm; 30 bastões polímero 90cm; 20 capacetes balísticos; além das munições, granadas e equipamentos de proteção individual para os agentes de segurança prisional.
“Conseguimos essa doação com a Força Nacional, que tem acompanhado o nosso trabalho no Piauí e sido bastante solícita com nossos pleitos. Esse é mais um importante passo na segurança dos servidores e dos presídios do Estado”, pontua o gerente, que esteve em Brasília no início da semana, articulando o recebimento o material.
A Secretaria de Justiça do Piauí também está adquirindo, com recursos do Fundo Penitenciário Nacional (Funpen), 500 pistolas calibre 40; outras 60 carabinas calibre 40; e mais de 100.000 unidades de munições e cartuchos. O reforço na parte de segurança faz parte do Plano de Modernização do Sistema Prisional.
“Nossa meta é equipar cada agente penitenciário, em todos os estabelecimentos penais, com uma arma e equipamentos de segurança individual, bem como disponibilizar todo o aparato de munição e outros materiais para sua proteção, do presídio e da população”, explica o secretário de Justiça, Daniel Oliveira.
Dentro do Plano de Modernização, a Secretaria de Justiça já entregou 40 espingardas calibre 12; seis mil munições de elastômero (balas de borracha); 150 sprays de pimenta; 150 explosivos de gás lacrimogêneo e 50 granadas de luz e som; dentre outros itens de que tem colaborado para manter a ordem nos presídios.