Nesta segunda-feira (03/08), um funcionário que não quis se identificar fez uma denúncia de que os adolescentes que estão no sistema de semi-liberdade (menor que passa a semana no sistema e o final de semana em casa) estão saindo à noite de uma unidade prisional que faz parte da Secretaria de Assistência Social e Cidadania do Estado do Piauí (Sasc) para fazer assaltos e consumir drogas.
Ainda segundo ele, o local apresenta estrutura precária e falta condições de trabalho. “Quem não conhece pensa que é uma casa que atende adolescente. Na verdade atende, mas lá tudo está destruído”, disse ele em uma parte da denúncia.
Em nota a Sasc, afirmou que não houve nenhuma denúncia formal sobre o caso e disse ainda que irão tomar as devidas providências.
Confira a nota completa:
A Secretaria Estadual de Assistência Social e Cidadania (Sasc) esclarece que não houve nenhuma denúncia formal sobre o que tratou a matéria. O servidor que detectar qualquer irregularidade deve repassar as informações a direção da Unidade e formaliza-la, para que a Sasc tome as devidas providências. Ainda assim, o Policiamento Militar da Sasc está abrindo uma investigação para apurar os fatos e se ficar provada qualquer prática ilícita, os responsáveis serão punidos e o juiz será informado dos fatos. A Sasc ressalta ainda, que os menores que estão no Regime Semiliberdade passam o final de semana em casa com a família, por ordem judicial. Para eles saírem da unidade, precisam ser acompanhados por um responsável. A saída dos menores é necessária para que eles possam retomar o convívio com a sociedade que está fora do Centro.
Leia a matéria anterior: Menores estão saindo à noite do sistema de semi-aberto para usar drogas e realizar assaltos