Foragido da Justiça do estado do Piauí e suspeito de aplicar golpes em 950 pessoas, Laércio Araújo de Sousa, de 53 anos, foi preso na tarde desta segunda-feira (11), na Zona Norte de Manaus. Ele foi apresentado à imprensa na manhã desta terça-feira (12) como 'um dos maiores estelionatários do país', de acordo com a Polícia Civil.
Estima-se que o homem tenha arrecadado cerca de R$ 12 milhões por meio de golpes.
De acordo com o delegado Carlos Augusto, titular do 17° Distrito Integrado de Polícia (DIP), o homem abriu uma empresa de consórcio, que funcionava com um esquema de "compra premiada", em que ele firmava contratos com os clientes e fazia sorteios mensais. Os prêmios, no entanto, não eram repassados para as vítimas.
"O Laércio, estelionatário, aplicou o golpe tanto no município de Esperantina, no Piauí, quanto em Brasília. Para aplicar, ele utilizava a modalidade de consórcio, onde formava um grupo de 50 pessoas e elas eram contempladas, mas não recebiam os prêmios. Ele [suspeito] era quem ficava com os prêmios", explicou o delegado.
Para chegar até o suspeito, a polícia investigava outro caso de estelionato e o nome do homem teria sido "ventilado" por um dos investigados. Ao fazer consulta na Justiça federal, foram constatadas inúmeras denúncias em seu nome.