Um homem de 25 anos, que não teve a sua identidade revelada, foi preso no Povoado Sumaúma do Japão, situado na zona rural do município de Vitória do Mearim, a 178 km de São Luís. Ele é acusado de uma tentativa de homicídio no estado do Mato Grosso do Sul no ano de 2022. O caso segue sendo investigado pela Polícia Civil.
De acordo com informações da polícia, as investigações apontaram que o preso teria cometido o crime na cidade de Ribas do Rio Pardo, em 2022 e, após o crime, fugido para o Maranhão. A prisão do indivíduo contou com apoio de policiais civis da Delegacia de Polícia da cidade de Arari. Após os procedimentos, o preso foi conduzido até a Unidade Prisional de Viana, onde vai ficar à disposição da Justiça.
TENTATIVA DE HOMICÍDIO
Na madrugada do último domingo (14), o cacique Lúcio Tembé foi alvo de uma tentativa de homicídio em uma emboscada no distrito de Quatro Bocas, em Tomé-Açú. Indígenas relataram à procuradoria que dois pistoleiros atiraram contra o cacique, que foi alvejado no rosto e foi levado às pressas para atendimento em Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
Vários órgãos públicos foram acionados pelo MPF. Para o órgão, este é mais um episódio de violência que os indígenas Tembé sofrem por causa de conflito com empresas produtoras de dendê. O conflito diz respeito à antiga empresa Biopalma que fica aos arredores da Terra Indígena Turé Mariquita. Os Tembé reivindicam áreas em que há atualmente plantações de dendê.