O taxista identificado como José Ribamar Viegas Filho foi assassinado a tiros, na MA-106, entre as cidades de Pinheiro e Santa Helena, na Baixada Maranhense, no Maranhão. Em seguida, o veículo dele foi incendiado pelos criminosos.
De acordo com as primeiras informações, os bandidos entraram no veículo e renderam José Filho. Um deles usava boné e máscara. No povoado São Luizinho, após o presídio, em Pinheiro, os criminosos ordenaram que o taxista parasse o veículo.
Em seguida, um deles efetuou disparos contra a vítima, que morreu dentro do carro. O comparsa arrastou o corpo para fora do veículo e o jogou em uma área de matagal.
Um dos bandidos assumiu a direção do veículo e o levaram à região do Povoado Novo Horizonte, onde um terceiro comparsa, em outro carro, passou a acompanhar a dupla criminosa. No povoado Mangabeira, em Santa Helena, eles atearam fogo no veículo do taxista. O celular e documentos pessoais da vítima também foram destruídos pelo fogo.
Policiais civis de Santa Helena preservaram o local do crime até a remoção do corpo do taxista. A perícia também esteve no local onde o veículo foi incendiado.
Como nada foi levado da vítima, acredita-se que o crime seja um acerto de contas. Não se descarta a possibilidade de os bandidos terem sido contratados para executar o taxista, que residia em Santa Helena.