Cerca de 150 famílias que ocupam terras na comunidade Borborema, na zona rural de Teresina, que alegam ter ganho na Justiça o direito de cultivar e morar nestas terras, estão sofrendo constantes ameaças praticadas por homens armados, que tentam expulsar os assentados. Segundo informações, os 'jagunços' estariam agindo à mando de uma provável proprietária das terras.
Na comunidade, como mostram as imagens logo abaixo, havia barracos onde foi ateado fogo, causando a destruição do local. As pessoas que moravam nos barracos acabaram fugindo. Um veículo, placa e modelo não identificados, também ficou destruído durante o fogo que se alastrou rapidamente.
Um outro morador, que não foi identificado, teve sua motocicleta totalmente queimada pelo fogo. "Houve pânico, sim. Aqui, inclusive, havia crianças e senhores de idade, todos trabalhadores, pessoas que lutam por um a melhor qualidade de vida. Quando eu vi o carro incendiado, corri e vi minha moto, que foi paga no meu nome e de propriedade minha e não há nada de divida com o governo", relata o morador, bastante indignado.
Segundo ele, três homens armados chegaram ao local, fazendo diversas ameaças. "Quando eu montei na moto, três jagunços já se aproximaram armados e um quarto homem que se encontrava estava com uma garrafa de coquetel molotov, então ele falou pra mim: "Olha, cara, se tu subir em cima dessa moto e sair nela, nós vamos te queimar com moto e tudo", afirmou.
O morador chegou a ser agredido pelo grupo armado. "Eles me jogaram no chão, eu saí correndo e o cara jogou o coquetel, onde pegou fogo", disse.
Uma moradora teve o barraco queimado e diz que não deu tempo para salvar nada. "Na sexta-feira [dia28 de outubro], eram cerca de oito homens. Eles chegaram aqui atirando na gente. Nós estavámos no carro, quando, de repente, eles chegaram. A gente procurou se aproximar, uns se esconderam atrás das Palmeiras, que também foram atingidas pelos tiros. Eles tocaram fogo, correram e bateram em uma mulher. Além disso, atiraram em um rapaz, que inclusive se encontra usando moleta", disse.
O Coquetel molotov ou cocktail molotov, usado pelos criminosos, é uma arma química incendiária geralmente utilizada ... potássio, álcool e éter etílico, misturados no interior de uma garrafa de vidro, e pano embebido do mesmo combustível na mistura dum pavio.