O Ministério Público e a Corregedoria da Polícia Civil investigam denúncias sobre a fuga de traficantes, do cerco ao complexo do Alemão e à Vila Cruzeiro, em viaturas policiais. Segundo a denúncia anônima, Alexandre Mendes da Silva, o Polegar, e um comparsa teriam escapado na última sexta-feira (26) dentro de um veículo da Polícia Civil.
A fuga teria ocorrido poucas horas após a polícia e os Fuzileiros Navais terem invadido a Vila Cruzeiro, quando um grupo de criminosos se escondeu no complexo do Alemão. Os traficantes Polegar e Ninho, seu comparsa, teriam, então, sido colocados no porta-malas de uma viatura, comandada por dois homens usando uniformes da Polícia Civil.
Segundo o denunciante, os criminosos teriam sido levados para a Região dos Lagos. Ele ainda informou a placa da viatura, um gol preto, que consta como sendo da 126ª DP, em Cabo Frio, segundo informações da Secretaria Estadual de Segurança. A secretaria ainda informou que esta delegacia não participou das ações policiais. Entretanto, a denúncia ganhou força quando a placa foi identificada como sendo da mesma região para a qual os traficantes teriam fugido.
A denúncia foi encaminhada à 1ª Central de Inquérito do órgão, setor do Ministério Público com atribuições para investigar esse caso.