Três toneladas em dinheiro, túnel e fuga: Os maiores roubos da história do Brasil
- Dados de assaltos
Dados do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp) incluem uma nova modalidade de assalto a bancos: o “Novo Cangaço”, onde quadrilhas cercam cidades e atacam as agências.
- Dados de assaltos
Dias de planejamento meticuloso, túneis escavados, bombas, granadas e um arsenal impressionante, além da participação de mais de 100 pessoas, podem parecer cenas de um filme ou da série espanhola La Casa de Papel, onde oito ladrões se trancam com reféns na Casa da Moeda enquanto seu líder manipula a polícia para executar o maior roubo da história. No entanto, crimes similares já ocorreram no Brasil.
Em fevereiro de 2024, quatro homens armados invadiram uma agência bancária e fizeram diversas pessoas reféns em Amaral Ferrador (RS). Após a chegada da polícia, ainda fizeram um “cordão humano” com cerca de 10 reféns para facilitar a fuga.
Somente em 2021, 388 instituições financeiras foram assaltadas no país. Em 2015, o número foi de 1.271, segundo levantamento do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp), do Governo Federal, por meio do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). Os dados incluem as ações praticadas por quadrilhas que cercam cidades para promover grandes assaltos - o conhecido “Novo Cangaço”.
Confira a partir de agora, os cinco maiores roubos da história do Brasil que o MeioNews separou: