Três toneladas em dinheiro, túnel e fuga: Os maiores roubos da história do Brasil
- Aeroporto de Guarulhos
Dados do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp) incluem uma nova modalidade de assalto a bancos: o “Novo Cangaço”, onde quadrilhas cercam cidades e atacam as agências.
- Aeroporto de Guarulhos
Era tarde do dia 25 de setembro de 2019. Cerca de oito criminosos invadiram, com duas viaturas clonadas da Polícia Federal, o terminal de carga do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, e roubaram 718,9 kg de ouro, avaliados em US$ 29,2 milhões de dólares, o equivalente à cerca de R$ 110 milhões.
A quadrilha roubou ainda 15 kg de esmeraldas, relógios e correntes da marca Louis Vitton e outros 51 kg de ouro de outra transportadora. O assalto durou apenas dois minutos e ninguém ficou ferido durante a ação.
Terminal de cargas de Cumbica | FOTO: TV Globo
No dia 30 de março de 2021, a Justiça condenou os seis homens envolvidos no assalto. A sentença foi dada pelo juiz Gilberto Azevedo de Moraes Costa, da 6ª Vara Criminal de Guarulhos. As penas impostas aos réus variam de 24 anos e dois meses a 43 anos e dois meses de prisão. Na época, a polícia acreditava que os assaltantes conseguiram informações privilegiadas.
O objetivo era levar as cargas para Nova York, nos Estados Unidos, e outros malotes para Toronto, no Canadá.