Nesta sexta-feira, autoridades espanholas anunciaram a descoberta de um barco pesqueiro de bandeira brasileira transportando 1,5 tonelada de cocaína. A operação conjunta envolveu a Guarda Civil, a Polícia Nacional e o Serviço de Vigilância Aduaneira do país, resultando na prisão dos seis tripulantes da embarcação.
Batizado como Efésios 5:20, em referência a um versículo bíblico, o barco de 25 metros de comprimento transportava a droga dividida em 60 fardos escondidos em um compartimento secreto na casa de máquinas. Dos tripulantes, cinco eram brasileiros, incluindo o comandante, e um venezuelano.
ASSISTA!
A abordagem ao barco ocorreu em condições climáticas adversas, durante uma tempestade com ventos fortes na costa das Ilhas Canárias, que fica a mais de 6 mil quilômetros da Espanha continental. A Polícia Nacional da Espanha informou que a operação enfrentou dificuldades para levar o barco, em mau estado de conservação, ao porto mais próximo em Las Palmas. Os motores da embarcação chegaram a parar de funcionar no meio da noite.
O barco brasileiro foi encontrado na rota atlântica da cocaína, utilizada para traficar a droga pelo oceano. Embarcações desse tipo são frequentemente utilizadas para transportar cocaína da América do Sul para o continente europeu.