Neste domingo (18), uma jovem de 24 anos foi detida sob suspeita de racismo contra policiais militares no bairro Nossa Senhora de Fátima, localizado no Aglomerado da Serra, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte. Conforme descrito no boletim de ocorrência, uma viatura estava respondendo a outra chamada na Praça do Cardoso quando os policiais avistaram a suspeita conduzindo uma motocicleta sem capacete.
Vanessa Paz Lacerda, de 24 anos, foi abordada, e, de acordo com o relato policial, apresentava sinais de embriaguez, como dificuldade para andar, fala desconexa, agressividade, olhos vermelhos e odor etílico na respiração.
Segundo o registro, a suspeita inicialmente ignorou as instruções dadas pelos policiais e , posteriormente começou a proferir insultos e afirmou "ter parentes policiais" e que a abordagem resultaria em represálias, ameaçando levar o caso à Corregedoria da Polícia Militar para "arruinar a vida dos militares".
Diante dos indícios de embriaguez e das ameaças feitas, a suspeita foi presa em flagrante.
Durante a abordagem quando os policiais questionaram se ela faria o teste do bafômetro, Vanessa se exaltou novamente e recomeçou os xingamentos contra os policiais: "Seu filho da p*#@, seu negro fedorento, tenho dó dessa farda". As agressões verbais feitas pela mulher foram filmadas pelos militares. Ela ainda se negou a soprar o etilômetro.
Conforme apurado durante a abordagem, a motocicleta que ela pilotava está com o licenciamento atrasado e foi levada para o pátio do Departamento Estadual de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG).