O MeioNews teve acesso a um vídeo que mostra o momento em que 16 detentos fogem do Conjunto Penal de Eunápolis, no extremo Sul da Bahia. Os internos perfuraram o teto de uma cela ao mesmo tempo, em que um grupo armado invadiu o presídio, atirando nos agentes de plantão. O caso aconteceu na quinta-feira (12). Até a última atualização desta reportagem, dois foram capturados e três morreram em confronto com Polícia Militar.
COMO FOI A FUGA?
Nas imagens, é possível ver quando quatro detentos correm na parte externa da unidade prisional. Outro vídeo mostra o momento que os foragidos contam com a ajuda de comparsas para sair do presídio.
Veja!
Os invasores dispararam contra as muralhas e torres de vigilância, cortaram parte da cerca metálica com um alicate e acessaram uma das torres próximas ao canil e à horta. No pavilhão B, os detentos usaram uma corda artesanal, conhecida como "teresa", para descer e fugir pela lateral do alambrado.
Durante a ação, os homens mataram um cão de guarda do presídio e abandonaram um fuzil calibre 5.56 — fabricado nos Estados Unidos e sem numeração aparente — no local. Dois carregadores com 57 cartuchos intactos também foram encontrados.
O QUE MOTIVOU A FUGA?
A invasão foi realizada com o objetivo era resgatar Edinaldo Pereira Souza, conhecido como "Dada", apontado como chefe da facção criminosa Primeiro Comando de Eunápolis (PCE), e mais 15 detentos, todos membros da mesma organização. Os presos cumpriam penas por tráfico de drogas, associação para o tráfico de drogas e homicídios qualificados.