Um homem de 26 anos, identificado como Gabriel Renan da Silva Soares, foi executado a tiros pelo policial militar Vinicius de Lima Britto em frente ao mercado Oxxo, no bairro Jardim Prudência, na Zona Sul de São Paulo. O caso ocorreu no dia 3 de novembro. A vítima foi acusada de furtar quatro pacotes de sabão.
Câmeras de segurança registraram o momento da execução. Gabriel vestia um moletom vermelho com capuz, quando entrou no mercado às 22h44. Em seguida, ele andou até a seção de limpeza, onde pegou quatro produtos. Na fuga, ele escorregou num pedaço de papelão na porta do estabelecimento e caiu no chão do estacionamento.
O policial estava no caixa pagando pelas compras, quando percebeu a ação. Vinicius sacou a arma e atirou diversas vezes pelas costas de Gabriel, que tentava fugir. O jovem morreu no chão do estacionamento. Segundo o boletim de ocorrência, foram encontradas 11 perfurações pelo corpo dele. (Veja o vídeo abaixo).
ALEGOU LEGÍTIMA DEFESA
Conforme apurado pela reportagem, no depoimento na delegacia, o PM disse que Gabriel estava armado e com a mão no bolso do moletom, razão pela qual ele atirou. Vinicius alegou que agiu em legítima defesa.
"O que obrigou Vinicius a efetuar disparos contra Gabriel, que veio a óbito no local”, descreve o boletim de ocorrência. O policial carregava uma pistola Glock .40.
Segundo um funcionário do mercado, os tiros foram disparados do lado de fora. Ele estava atendendo o policial, quando Gabriel entrou e foi até a seção de limpeza. Ele pegou de quatro a cinco produtos e tentou correr, porém caiu no chão do estacionamento após escorregar em alguns papelões.
Em seguida, o PM foi para fora do estabelecimento ver o que estava acontecendo. Segundo a versão do atendente, Gabriel se levantou e colocou a mão no bolso da blusa “fazendo menção de estar armado” e, em reação, Viniciu atirou.
INQUÉRITO POLICIAL
O caso foi registrado como morte decorrente de intervenção policial, resistência e tentativa de roubo no Departamento de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP). Um inquérito policial também foi instaurado.
Com Informações do G1.