VÍDEO! PM executa jovem negro com 11 tiros pelas costas após furto de sabão

Gabriel Renan da Silva Soares, 26 anos, foi morto no estacionamento do Oxxo na Zona Sul da capital. Em depoimento, policial alegou que atirou em legítima defesa

PM executa pelas costas jovem negro em frente a mercado em SP | Reprodução/Internet
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Um homem de 26 anos, identificado como Gabriel Renan da Silva Soares, foi executado a tiros pelo policial militar Vinicius de Lima Britto em frente ao mercado Oxxo, no bairro Jardim Prudência, na Zona Sul de São Paulo. O caso ocorreu no dia 3 de novembro. A vítima foi acusada de furtar quatro pacotes de sabão. 

Câmeras de segurança registraram o momento da execução. Gabriel vestia um moletom vermelho com capuz, quando entrou no mercado às 22h44. Em seguida, ele andou até a seção de limpeza, onde pegou quatro produtos. Na fuga, ele escorregou num pedaço de papelão na porta do estabelecimento e caiu no chão do estacionamento.

O policial estava no caixa pagando pelas compras, quando percebeu a ação. Vinicius sacou a arma e atirou diversas vezes pelas costas de Gabriel, que tentava fugir. O jovem morreu no chão do estacionamento. Segundo o boletim de ocorrência, foram encontradas 11 perfurações pelo corpo dele. (Veja o vídeo abaixo).

ALEGOU LEGÍTIMA DEFESA 

Conforme apurado pela reportagem, no depoimento na delegacia, o PM disse que Gabriel estava armado e com a mão no bolso do moletom, razão pela qual ele atirou. Vinicius alegou que agiu em legítima defesa. 

"O que obrigou Vinicius a efetuar disparos contra Gabriel, que veio a óbito no local”, descreve o boletim de ocorrência. O policial carregava uma pistola Glock .40.

Segundo um funcionário do mercado, os tiros foram disparados do lado de fora. Ele estava atendendo o policial, quando Gabriel entrou e foi até a seção de limpeza. Ele pegou de quatro a cinco produtos e tentou correr, porém caiu no chão do estacionamento após escorregar em alguns papelões.

Em seguida, o PM foi para fora do estabelecimento ver o que estava acontecendo. Segundo a versão do atendente, Gabriel se levantou e colocou a mão no bolso da blusa “fazendo menção de estar armado” e, em reação, Viniciu atirou.

INQUÉRITO POLICIAL

O caso foi registrado como morte decorrente de intervenção policial, resistência e tentativa de roubo no Departamento de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP). Um inquérito policial também foi instaurado.

Com Informações do G1. 

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES