Uma câmera corporal de um policial militar registrou o momento em que ele e outro agente disputam um racha usando uma viatura da Polícia Militar, enquanto estavam de serviço no bairro do Ipiranga, na zona sul de São Paulo. O incidente ocorreu na madrugada do dia 13 de julho, mas as imagens só foram divulgadas nesta quarta-feira (6/11).
De acordo com a Secretaria da Segurança Pública (SSP), o comportamento dos policiais foi investigado por meio de um inquérito policial militar, que já foi concluído e encaminhado à Justiça Militar. Como consequência, quatro policiais foram afastados das atividades operacionais e acusados com base no artigo 175 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que trata de infrações graves de trânsito.
Consequências das ações
Os agentes enfrentam processos administrativos que podem levar à demissão. No âmbito civil, eles também respondem a uma ação indenizatória pelos danos causados a terceiros e ao patrimônio público, conforme informações da SSP.
No vídeo, o policial que está ao volante sugere: “Vamos apostar um racha?”, e acelera. Durante a corrida entre as viaturas, o passageiro comenta: “Achei que ele estava acelerando junto”, e o motorista confirma, rindo: “Tá”. Sirenes são ouvidas ao fundo. Em seguida, o condutor perde o controle do veículo e colide, danificando a frente da viatura.