O advogado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Cristiano Zanin, foi ofendido e ameaçado por um homem não identificado dentro de um banheiro do aeroporto de Brasília nesta quarta-feira (11).
O homem, que filmou as ofensas, aproximou-se de Zanin no momento em que ele escovava os dentes.
“Parece destino. O pior advogado que possa existir na vida aqui. Olha o bandido, o corrupto aqui”, diz o agressor, que aparece usando máscara. Ele também chama Zanin de “safado” e “vagabundo”.
Em seguida, passa a ameaçar agredir fisicamente o defensor do presidente. “Vontade de meter a mão na orelha de um cara desse. […] Tinha que tomar um pau de todo mundo que está andando na rua”, afirma, ao que Zanin, que não responde às agressões, deixa o local.
A OAB fará pedido de instauração de inquérito para identificar o agressor. A solicitação foi feita pelo advogado Hélio Leitão, membro do Conselho Federal da entidade e que também faz parte do grupo jurídico Prerrogativas.
“Quando se ataca um colega, se ataca toda a advocacia”, disse o advogado Marco Aurélio de Carvalho, coordenador do Prerrogativas.
As ofensas contra Zanin ocorrem apenas três dias após a invasão de prédios da praça dos Três Poderes por golpistas apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).