O Aeroporto Santos Dumont, localizado no Centro do Rio de Janeiro, pode ser fechado durante a Cúpula dos Líderes do G20, que ocorrerá nos dias 18 e 19 de novembro. O prefeito Eduardo Paes defende essa medida como uma forma de garantir a segurança e a fluidez do evento, que reunirá presidentes e representantes dos 19 países mais industrializados do mundo, além da União Africana e da União Europeia. Paes revelou na última quinta-feira, durante a entrega da revitalização do Museu de Arte Moderna (MAM), que já fez o pedido de fechamento ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
A proposta do fechamento visa redirecionar os pousos e decolagens do Santos Dumont para o Aeroporto Internacional Tom Jobim - Galeão, localizado na Ilha do Governador, na zona norte do Rio. No entanto, a decisão final sobre o fechamento do aeroporto cabe ao Ministério da Defesa e à Força Aérea Brasileira (FAB), que estão avaliando o impacto da medida na segurança, na redução do fluxo de veículos na área do MAM e se o Galeão tem capacidade para lidar com o volume de voos que seria transferido do Santos Dumont.
Se a mudança for confirmada, as companhias aéreas serão notificadas e deverão informar aos passageiros com antecedência sobre eventuais alterações nos voos, principalmente aqueles que já têm bilhetes comprados. A medida visa otimizar o tráfego aéreo e garantir que a logística para a recepção das delegações internacionais seja realizada de forma eficiente e segura.
Com informações do g1