Na manhã deste domingo (10), o vice-presidente Geraldo Alckmin desembarcou no Rio Grande do Sul. Ele estava acompanhado por sete ministros do governo federal e tinha a intenção de realizar visitas a municípios afetados pelas enchentes resultantes da passagem de um ciclone extratropical pelo estado. Até o momento, já foram confirmadas 43 mortes.
Alckmin, que assume a presidência devido à viagem de Lula à Índia, planeja visitar as cidades de Roca Sales e Arroio do Meio. Ele e os ministros têm a intenção de se encontrar com os prefeitos locais e representantes do governo do Rio Grande do Sul. Durante a visita, está previsto o anúncio de novas iniciativas de apoio às vítimas das enchentes na região.
Além do presidente em exercício, participam da comitiva oito ministros: José Múcio, Ministro da Defesa; Wellington Dias, Ministro do Desenvolvimento e Assistência Social; Nísia Trindade, Ministra da Saúde; Waldez Góes, Ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional; Paulo Teixeira, Ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar; Paulo Pimenta, Ministro da Secretaria de Comunicação da Presidência da República; Marina Silva, Ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima; Jader Filho, Ministro das Cidades.
Na sexta-feira, Alckmin divulgou um repasse de recursos para os municípios afetados pelo fenômeno natural. Cada cidade receberá R$ 800 por pessoa atingida, com o objetivo de auxiliar no atendimento às necessidades dessa população. O repasse do valor será coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social, porém, o montante total não foi divulgado pelo governo. A quantia a ser destinada será determinada com base nas informações fornecidas pelas prefeituras.
O ministro Wellington Dias e representantes de outros nove ministérios participantes do Comitê Permanente de Apoio ao Rio Grande do Sul, instituído nesta semana, estão no Palácio do Planalto, estiveram reunidos, no sábado (9), com o presidente em exercício do Brasil, Geraldo Alckmin, para entregar um plano de medidas, que serão anunciadas, neste domingo (10). O anúncio ocorrerá durante visita de comitiva do governo federal à Região Sul do Brasil.