Alepi inicia nova legislatura com a menor renovação do Nordeste

Em âmbito regional, a maior renovação foi obtida no Maranhão

|
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Os deputados estaduais piauienses tomaram posse na última sexta-feira, 01 de fevereiro. Diante da nova legislatura, levantamento feito com base nas cerimônias realizadas em toda a região, indicam que a menor renovação foi assinalada no Legislativo do Piauí.  O índice no Estado foi de 30,4%. Ou seja, das 30 cadeiras da Assembleia apenas sete passaram a ser ocupadas por novos parlamentares.

Na lista de novos deputados que assumiram o mandato neste final de semana encontra-se Lucy (Progressistas), que obteve a segunda maior votação no pleito e assumiu pela primeira vez o posto eletivo no Piauí; na lista também se encontra o ex-presidente da Funasa e ex-secretário nacional de Saneamento Ambiental, Henrique Pires (MDB). Pelo Partido dos Trabalhadores, a renovação é garantida com a posse do ex-secretário de Administração e Previdência, Franzé Silva; braço direito do governador Wellington Dias (PT) durante boa parte da atual gestão, ele obteve uma votação expressiva no Estado.

Também ligado ao Governo de Dias, o coronel Carlos Augusto (PR) que comandou a Polícia Militar do Piauí nos últimos anos. Completam a lista de novos deputados para o quadriênio 2019-2022, a vereadora Teresa Britto, líder do Partido Verde; e Oliveira Neto, do PPS.

Em âmbito regional, a maior renovação foi obtida no Maranhão, em que 23 novos parlamentares tomaram posse, de 42 cadeiras disponíveis, chegando a um índice de 57%. Na sequência aparece Pernambuco, onde 55% dos ocupantes não haviam sido eleitos na legislatura anterior. Em Sergipe o indicativo também chegou a marca de 50%. Nos Estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba, a maioria dos entes que tomaram posse são 'veteranos', porém, em percentual inferior ao registrado no Legislativo piauiense. 

Alepi

Índice de renovação nas Assembleias: 

Maranhão - 57%

Pernambuco - 55%

Sergipe - 50%

Alagoas - 44%

Paraíba - 41%

Bahia - 39%

Ceará - 37%

Rio Grande do Norte - 37%

Piauí - 30%

Veja Também
Tópicos
SEÇÕES