O Projeto de Lei que propõe a meia passagem no transporte coletivo intermunicipal no Piauí, de autoria do deputado Evaldo Gomes (Solidariedade), foi apresentado à Assembleia Legislativa (Alepi) para ser analisada pelas comissões técnicas da casa e, posteriormente, votado em sessão plenária.
A proposta prevê que qualquer pessoa comprovadamente carente terá desconto de 50% na passagem de transporte coletivo intermunicipal, “no percurso entre qualquer município do interior do Estado do Piauí para a capital”, especifica o projeto.
Evaldo Gomes disse que tem andado no interior do Piauí e uma reclamação comum é do alto valor das passagens do transporte público, que tem levado muitas pessoas, por exemplo, a abandonar os estudos. “Tenho sentido na pele a angústia de muitos estudantes pobres que moram em vários municípios piauienses, deixando de fazer uma faculdade em Teresina, deixando de estudar porque não têm condição de pagar uma passagem”, argumentou.
Outros projetos de lei deram entrada na Alepi
Durante a sessão plenária desta terça-feira (12) foi lida a proposição de Gessivaldo Isaías (Republicanos) que proíbe instituições financeiras de ofertar e celebrar contratos de empréstimos, por ligação telefônica, com aposentados e pensionistas. O parlamentar também propôs a concessão de cidadania piauiense a Renato Aguiar Portela, nascido em Brasília e, atualmente, analista da Secretaria da Fazenda do Piauí.