O ministro-chefe das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, desembarcou em Teresina nesta terça-feira (1º), para participar de agendas institucionais. O ministro visitou a nova Maternidade Dona Evangelina Rosa (MDER) e acompanhou as obras de modernização do metrô da capital piauiense.
Carmem Ramos, diretora da unidade, informou ao ministro os números expressivos já alcançados após a inauguração da nova maternidade. Ela também pontuou que Padilha teve participação na mentoria da nova casa.
Nós já temos, nesses 10 meses de funcionamento, mais de 4.500 partos, nós temos em torno de 1.200 consultas mensais e já tivemos mais de 6 mil internações nesses períodos de construção. Desde que a maternidade foi inaugurada. É importante ressaltar que o ministro Alexandre Padilha foi o ministro da Saúde quando se começou a discutir o projeto dessa maternidade. Então, a gente acredita que hoje é um marco no momento da maternidade, porque o ministro participou do princípio e agora ele veio ver a obra concluída da maior maternidade pública do Brasil. Então, a gente está muito feliz, muito satisfeita.
Na nova Maternidade, o ministro também respondeu questionamentos sobre campanhas eleitorais, sobretudo do PT e a participação direta do presidente Lula.
O Presidente Lula não é a primeira vez que preside o país, tem muita experiência nisso e ao mesmo tempo é uma pessoa muito respeitada internacionalmente. Então o Presidente Lula, no exercício da presidência, coloca como prioridade absoluta cuidar do Brasil, governar o Brasil. Ele está no México nesse momento porque teve um grande encontro com empresários mexicanos, empresários dos Estados Unidos, empresários da América Latina, que querem investir no Brasil. Foram o dia inteiro de reunião, novos projetos, poderiam atrair investimentos, energia solar, energia ólica, produção de matrizes renováveis, projetos na tecnologia de informação, nas telecomunicações e também participar da posse da primeira presidenta mulher do México, o presidente que sai do México agora é um grande parceiro histórico do Presidente Lula. Semana passada ele teve.
Padilha também destacou a participação de Lula na Assembleia da ONU. "Abrindo a Assembleia da ONU, orgulho para o Brasil ver a participação do Presidente Lula na abertura da Assembleia, também fez o ano de empresários com o Brasil, o segundo país que mais atraiu investimentos externos do ano passado. Com esses projetos, nós estamos aprovando no Congresso Nacional, isso dá mais segurança para atrair investimento, como se tivesse o hidrogênio verde, provamos o combustível no futuro, concluímos a aprovação do arco e o dígono.
PIAUÍ E O HIDROGÊNIO VERDE
O ministro também falou sobre o hidrogênio verde. O Piauí, segundo Padilha, saiu na vanguarda desse importante projeto mundial. De acordo com ele, o Piauí já está num novo momento.
"O Piauí vai ser o líder nacional na produção dessa nova matriz energética, desse novo meio de energia a partir das matrizes renováveis. O Hidrogênio Verde cai como a luva do estado do Piauí, que combina, como eu falei, matriz energética baseada na energia solar, mais de 30%, nenhum estado tem isso no Brasil inteiro. O maior parque de produção de energia eólica da América Latina está aqui no Piauí. O porto em Lisboa e Correia, o porto em Lisboa e Correia, toda a região do Parnaíba, a hidrovia do Parnaíba, a siderúrgica verde a partir do minério de Piripiri, ou seja, a atração de investimentos do Piauí e a capital precisa se transformar para isso, então essa obra transforma definitivamente o Brasil.
OBRAS DO METRÔ DE TERESINA
Padilha também visitou as obras de ampliação e mordenização do metrô de Teresina. Ele destacou que as obras contam com recursos garantidos dentro do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), retomado pelo governo Lula.
"O ex-governador Wilson me deu uma informação muito positiva hoje, que hoje terminou, concluiu a licitação dos novos VLTs, ou seja, os novos trens que já vão operar nessa primeira etapa da modernização, a troca dos dormentes, dos trilhos, é para receber esses novos VLTs, três novos VLTs super modernos. Terminou a licitação hoje, ou seja, a expectativa é muito positiva, é uma obra que está no PAC, que a gente está acompanhando nessa parceria do Governo Federal Presidente Lula com o Governador Rafael Fontes".
LULA EM TERESINA
Padilha evitou confirmar uma visita do presidente Lula para participar de atos de campanha do petista Fábio Novo em Teresina, mas afirmou que uma eventual visita vai depender de como ficará a agenda. O ministro também falou sobre a presença do presidente em cidades com sedungo turno.
"Isso depende um pouco da agenda, da disponibilidade da agenda. Estamos chegando perto agora já do primeiro turno, o primeiro turno agora é nesse domingo. Na quinta-feira os candidatos têm debate, então geralmente não podem participar também de alguma atividade eleitoral, então não tem muito como o presidente estar quinta-feira em alguma atividade, na sexta-feira já não pode ter comício. Nas cidades que tiver em segundo turno ele vai poder depois a gente analisar como que pode participar. A participação maior dele é gravando, porque ele tem como foco acompanhar as ações, como a gente também.