Questionados sobre qual pré-candidato à Câmara Federal têm a intenção de votar nas eleições deste ano, 1,55% dos entrevistados citaram o atual deputado federal Júlio César (PSD). Na sequência, aparecem os deputados federais Fábio Abreu (PSD) e Rejane Dias (PT), com 1,20% cada.
Os pré-candidatos Dr. Francisco e Florentino Neto, do PT, vem em seguida, com 1,1% e 0,80% respectivamente.
Cabe destacar que a pesquisa é espontânea, ou seja, não são apresentados aos entrevistados os nomes dos pré-candidatos, por este motivo surgem no levantamento nomes de políticos que sequer se colocaram à disposição para concorrer a uma vaga na Câmara Federal.
Pelo bloco de oposição a atual base governista estadual, o melhor posicionado no levantamento é Átila Lira, com 0,75% das menções, o parlamentar possivelmente não irá disputar o pleito e sim, o seu filho, Átila Melo Lira. Na sequência, aparece o pré-candidato Paes Landim (União Brasil), somando 0,60% das citações.
Os deputados federais Margarete Coelho (Progressistas) e Marcos Aurélio (PSD) vem logo depois, sendo mencionados por 0,55%, cada.
O pré-candidato a reeleição Merlong Solano (PT) fecha a lista dos dez mais citados espontaneamente na pesquisa Amostragem, sendo mencionado por 0,50% dos entrevistados.
Entre os políticos mais citados no levantamento, 4 são filiados ao Partido dos Trabalhadores, 3 ao PSD, 2 ao Progressistas e 1 ao União Brasil.
FICHA TÉCNICA
A pesquisa do Instituto Amostragem foi realizada com 2.000 entrevistas com pessoas com 16 anos ou mais residentes e com domicílio eleitoral nos 90 municípios pesquisados no Piauí.
O levantamento foi realizado de 16 e 20 de junho. A amostra tem nível de confiança de 95% e permite margem de erro de até 2,19%. O registro para os cargos de governador, senador, deputado federal e deputado estadual é PI-01189/2022.