Na última sexta-feira (30) o ex-deputado federal Jean Wyllys retornou para o Brasil, ele estava “exilado” na Espanha desde 2019 quando renunciou ao cargo por conta de ameaças de morte de associadas a grupos de extrema-direita e também a apoiadores do ex -presidente Jair Messias Bolsonaro.
Ele desembarcou em São Paulo e depois seguiu para a capital federal, onde pretende “contribuir” com o governo do atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Na época em que se mudou para a Europa ele estava no terceiro mandato como deputado federal pelo Psol, em 2021 ele deixou o partido e anunciou a sua filiação ao PT. David Miranda que morreu em maio deste ano foi quem assumiu o cargo em 2019.
A volta ao país foi anunciada através de um post no twitter, onde o ex-deputado responde a um vídeo publicado pela primeira dama Janja Lula. No repost ele escreve: “haja coração para tanta justiça cósmica”, em alusão a condenação o ex-presidente que se tornou inelegível por oito anos em decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
GRANDE DIA! ❤️ (Acabo de pisar no Brasil, em SP! Haja coração para tanta emoção com essa justiça cósmica!) https://t.co/l8qw3AAVhl
— Jean Wyllys (@jeanwyllys_real) July 1, 2023
Em entrevista ao Carta Capital em julho do ano passado, Jean já havia avisado que caso o atual presidente ganhasse o pleito de 2022 ele retornaria ao país. O ex-depuatado afirmou que pretendia ajudar Lula a reconstruir o Brasil.