O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve embarcar para uma visita ao Chile nos dias 5 e 6 de agosto, segundo fontes do Palácio do Planalto.
VIAGEM ADIADA DEVIDO ÀS ENCHENTES NO RS
A viagem ao país sul-americano seria realizada em maio, mas Lula decidiu adiá-la para acompanhar de perto a situação das enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul no fim de abril.
ENCONTRO BILATERAL E FÓRUM EMPRESARIAL
No Chile, Lula deve se reunir com o presidente Gabriel Boric na capital, em Santiago, para um encontro bilateral e participar de um fórum empresarial com representantes dos dois países. Segundo organizadores do encontro, o objetivo é promover o comércio e os investimentos entre o Brasil e o Chile.
APROXIMAÇÃO COM PAÍSES DA AMÉRICA LATINA
A viagem à capital chilena acontece em um momento de aproximação do Brasil com países da América Latina. Recentemente, Lula esteve em Assunção, no Paraguai, para participar da cúpula do Mercosul. Em seguida, também fez uma viagem oficial à Bolívia após a tentativa de golpe no país, em 26 de junho. Durante a visita, Lula foi recebido pelo presidente Luis Arce, em Santa Cruz de La Sierra, e defendeu a “democracia contra as tentativas de retrocesso”.