Após voltar dos EUA, Lula viaja ao México para posse da nova presidente do país

Além disso, presidente se reúne com empresários e o atual presidente mexicano, López Obrador. Nos próximos meses, agenda de Lula também prevê cúpulas do Brics e do G20.

Lula na ONU | Reprodução
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Após ter participado na última semana da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) em Nova York (EUA) durante a semana, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) embarca neste domingo (29) para o México para acompanhar a posse de Claudia Sheinbaum como nova presidente do país.

Aliada do atual presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador, Claudia Sheinbaum tem 61 anos e venceu a eleição com cerca de 60% dos votos. Ela será a primeira mulher a comandar o país e foi secretária de Meio Ambiente da Cidade do México e ex-prefeita do município.

Segundo explicou a secretária de América Latina e Caribe do Ministério das Relações Exteriores, Gisela Padovan, a ideia inicial da viagem previa que Lula seguiria diretamente de Nova York para a Cidade do México, sem voltar a Brasília, pois havia acertado com Obrador uma visita ao país, mas, em razão da posse de Claudia Sheinbaum, marcada para a próxima terça (1º), a programação foi alterada.

Ainda de acordo com Gisela Padovan, além de Lula, ao menos outros 16 chefes de Estado - principalmente de países da região - devem acompanhar a posse da nova presidente.

Nos outros dois mandatos de Lula, entre 2003 e 2010, o presidente esteve duas vezes no México, em 2003 e em 2007, portanto, esta será a terceira visita ao país.

"Eu acho que é um momento muito promissor para as relações bilaterais exatamente por uma convergência de visões sobre vários temas. [...] O primeiro, até óbvio, é meio ambiente, a presidente eleita é cientista com especialização em ciência climática, [...] então, os dois países têm enormes desafios na área climática, e a circunstância de a presidente ter essa formação científica, eu acho que é elemento que o Brasil deve aproveitar e receber muito bem", afirmou Gisela Padovan.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES