Arthur Lira anuncia comissão especial para analisar PEC das Drogas

Presidente determinou a formação de comissão especial para deliberar sobre a PEC que visa criminalizar a posse o porte de qualquer quantidade de droga ilícita.

Avalie a matéria:
Presidente da Câmara, Arthur Lira | Lula Marques/Agência Brasil

Arthur Lira, presidente da Câmara dos Deputados, anunciou nesta terça-feira, 25, a formação de uma comissão especial para deliberar sobre a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 45 de 2023, que visa criminalizar a posse e o porte de qualquer quantidade de droga ilícita. 

O que aconteceu

A decisão do presidente da Câmara coincide com a recente determinação do Supremo Tribunal Federal (STF) a favor da descriminalização do porte de maconha para uso pessoal.

Qual trâmite

A PEC, originada no Senado, já passou pela Comissão de Constituição e Justiça da Câmara em 12 de junho e agora segue para a análise do plenário. Segundo o ato de Lira, publicado em uma edição extra do Diário da Câmara dos Deputados, a comissão especial será composta por 34 membros titulares e 34 suplentes.

Posição de Pacheco

Mais cedo, Rodrigo Pacheco, presidente do Senado, expressou discordância em relação à decisão do STF sobre a descriminalização da posse de maconha para uso pessoal. Pacheco argumenta que essa decisão interfere na competência técnica da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e na competência legislativa do Congresso Nacional sobre o assunto, além de criar uma lacuna jurídica no Brasil. (Com informações da Agência Brasil)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Veja Também
Tópicos
SEÇÕES