O Grupo Meio Norte de Comunicação recebeu nesta quarta-feira, 27, Voto de Louvor na Assembleia Legislativa pelo projeto do Bicentenário da Independência do Piauí.
Segundo o deputado Fábio Novo, autor do requerimento, a iniciativa do Grupo Meio Norte é relevante para todo o país. "Estamos abrindo as comemorações de 200 anos de independência do Piauí e a TV Meio Norte teve a curiosidade de fazer uma série bem bacana, de ir a Portugal e visitar as cidades que são homônimos. Temos Campo Maior, Amarante, Porto, Oeiras, Jerumenha, entre outras cidades que existem no Piauí e em Portugal", disse.
A equipe da Rede Meio Norte, comandada pela jornalista Cinthia Lages, visitou essas cidades em Portugal, ouviu historiadores e, segundo o deputado, vai render um documentário. Todo o material colhido é transmitido pela emissora nos principais programas e as cidades homônimas do Piauí têm um momento especial, com a exibição de toda matéria relativa à cidade em praça pública.
"Esse projeto é muito importante para o momento em que estamos abrindo as comemorações de 200 anos da adesão do Piauí à independência do Brasil", disse, enfatizando que o Piauí foi um dos poucos estados em que houve uma batalha sangrenta em Campo Maior, onde hoje tem um monumento.
Piauí unificou o País
O deputado disse que o Piauí foi importante na unificação do País. Na justificativa do Voto de Louvor, o deputado disse que o Estado teve papel relevante no processo de independência. "Com a Batalha do Jenipapo, o conflito sangrento que trouxe à tona a resistência da população piauiense e sua capacidade de luta em nome do que acredita. Mas além da Batalha, ocorrida há 199 anos, a memória de algumas das nossas cidades está sendo contada através de uma série de reportagens realizadas pela Rede Meio Norte de Comunicação.
Para o deputado, O Projeto do Bicentenário da Independência traz entrevistas de historiadores, políticos, artistas e demais especialistas em Patrimônio e Turismo e abordam os aspectos que unem portugueses e piauienses. É um material produzido pela TV Meio Norte que estará disponível para uso em escolas e universidades.
O deputado João Madison considera o projeto importantíssimo. "O Grupo Meio Norte tem alcance em todo o Piauí e em vários estados da federação e tem projetos importantes, como esse que é realizado", disse destacando que a jornalista Cinthia Lages fez um trabalho louvável.
"Quero aqui em nome do presidente de honra, Paulo Guimarães, cumprimentar todos que fazem parte do grupo e dizer que nós, piauienses, nós sentimos orgulhosos de ter uma TV como a Meio Norte, o jornal é as rádios ", disse.
O deputado Evaldo Gomes disse que o projeto do grupo Meio Norte é oportuno, que entende o Estado, a Assessoria Legislativa", disse.