A ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Cármen Lúcia toma posse, nesta segunda-feira (3), como presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A solenidade, que conta com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e outras lideranças, marcará também o final do período de Alexandre de Moraes na Corte.
A ministra é vista internamente como "grande conciliadora" e "diplomática", o que tem gerado expectativas sobre a mudança. Cármen vem indicando que o combate à desinformação continuará sendo uma das principais bandeiras no seu período à frente da Corte, sobretudo com o crescimento da utilização de Inteligência Artificial.
Assista à cerimônia de posse ao vivo
Durante a solenidade, o ministro Nunes Marques também assumirá a vice-presidência da Corte eleitoral. O TSE informou que autoridades dos Três Poderes e convidados estarão presentes na cerimônia.
Cármen Lúcia assume a presidência da Corte, sucedendo o ministro Alexandre de Moraes, cuja última sessão foi realizada na quarta-feira (29). Além da presidência, Moraes deixa também sua posição no TSE, sendo substituído pelo ministro André Mendonça, que também faz parte do Supremo Tribunal Federal (STF).