Dando continuidade ao movimento iniciado em janeiro deste ano, as Frentes Brasil Popular, Povo Sem Medo, partidos de oposição, centrais sindicais e movimentos sociais promoverão neste final de semana mais uma mobilização nacional, com a realização de carreatas e manifestações pela defesa do impeachment do presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido) e por outras pautas, como a prorrogação do auxílio emergencial e a vacinação contra a Covid-19 para toda população.
No Piauí está prevista uma carreata no sábado, dia 20 de fevereiro, a partir das 8h. A concentração do movimento será no Terminal de Integração Livramento, Dirceu I.
"O aumento do desemprego, a demora para resolver a questão da volta do auxílio emergencial e o prolongamento da crise sanitária, somados à pressão, por meio das carretas, poderão levar os deputados a instalar a comissão do impeachment”, afirmou Raimundo Bonfim, coordenador da Central de Movimentos Populares (CMP) e integrante da coordenação da Frente Brasil Popular.
O desemprego também é uma das pautas do ato dos movimentos sociais. “É vergonhoso que o país só tenha vacinado até agora cerca de 5,5 milhões de pessoas e que tenha mais de 200 milhões de brasileiros na expectativa de chegar a vacina. Bolsonaro foi negligente no planejamento de aquisição de vacinas, negou a eficácia da imunização e o país demorou a dar início ao plano de imunização, que muitos especialistas consideram “uma bagunça”", disse Sérgio Nobre, presidente nacional da CUT.