Autoridades ucranianas rejeitam proposta de Lula para acabar com a guerra

Lula sugeriu que a Ucrânia cedesse a Crimeia, península anexada ao território russo em 2014, em troca de paz

Autoridades ucranianas criticam proposta de Lula sobre a guerra | Reprodução
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Autoridades ucranianas criticaram a proposta de paz do presidente Lula (PT) para acabar com a guerra entre Ucrânia e Rússia. O presidente do  Brasil sugeriu  que a Ucrânia cedesse a Crimeia, península anexada ao território russo em 2014, em troca de paz. Nas redes sociais, ele disse que o presidente ucraniano, Volodimir Zelenski, com quem já conversou por vídeo conferência, "não poderia querer tudo".

A proposta de paz do presidente Lula foi feita em um momento de grande tensão na região, por isso, foi prontamente rejeitada pelas autoridades ucranianas. Em fevereiro de 2021, a Rússia teria aumentado a presença militar na fronteira com a Ucrânia, causando alarme entre os países ocidentais

 "Não há razão legal, política ou moral que justifique o abandono de sequer um centímetro do território ucraniano", escreveu o porta-voz da diplomacia ucraniana, Oleg Nikolenko, nas redes sociais.

Nas redes sociais, Lula disse que Volodimir Zelenski, "não poderia querer tudo" - Foto: Divulgação

Lula é conhecido por sua política externa ativa durante seus mandatos como presidente do Brasil, tendo se aproximado de líderes de esquerda em todo o mundo. 

Leia Mais

Durante seu governo, a relação do Brasil com a Rússia foi intensificada, com Lula visitando o país em 2009 e assinando acordos de cooperação em diversas áreas.

A proposta de Lula gerou reações diferentes na comunidade internacional. Enquanto alguns elogiaram a iniciativa, outros a criticaram, alegando que a Ucrânia não deveria ceder territórios sob sua soberania. 

Ainda não está claro se a proposta de Lula terá alguma influência na resolução do conflito.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES