O jato Airbus A319 da Força Aérea Brasileira que transportava o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) neste domingo (04), precisou interromper a decolagem no Aeroporto de Congonhas (SP) durante o retorno a Brasília.
A aeronave decolava por volta das 16h44, mas um problema logo após o início da corrida levou à interrupção do procedimento. O avião, então, retornou ao pátio militar. Cerca de 20 minutos depois, foi liberado para o voo, sem maiores contratempos.
O avião com matrícula FAB2101 é um ACJ319, a principal aeronave utilizada para transporte presidencial, conhecida pelo código "Força Aérea Um" quando utilizada pelo presidente. No último fim de semana, Lula teve compromissos em São Paulo, incluindo o lançamento da obra do túnel do Porto de Santos e uma visita à fábrica da Volkswagen.
A concessionária Aena, que administra o Aeroporto de Congonhas, confirmou que a aeronave teve a decolagem abortada, mas não informou o motivo exatamente. Ainda conforme a concessionária, o aeródromo operava normalmente, sem restrições.