O avião presidencial que transportava o presidente Luiz Inácio Lula da Silva aterrissou com segurança no aeroporto da Cidade do México na noite desta terça-feira (1º), após enfrentar um problema técnico logo após a decolagem. Por conta disso, a aeronave precisou permanecer no ar por mais de quatro horas, realizando manobras para reduzir o peso do tanque de combustível antes de pousar.
PROBLEMA RESOLVIDO NO AR
De acordo com uma fonte do governo brasileiro, o problema foi solucionado ainda durante o voo. A bordo estavam 16 pessoas, incluindo autoridades, ministros e a equipe de tripulação.
Lula estava na Cidade do México para participar da cerimônia de posse da nova presidente, Claudia Sheinbaum. Após o pouso, o presidente deverá embarcar no avião reserva da Presidência, que sempre acompanha o principal em viagens. A expectativa é que Lula retorne para Brasília em breve.
CAUSAS EM INVESTIGAÇÃO
Uma das possíveis causas do problema técnico, que ainda precisa ser confirmada, seria a colisão de um pássaro com a turbina da aeronave. O sobrevoo para a queima de combustível é considerado comum na aviação. A medida é necessária para reduzir o peso do avião. A FAB afirma que todos os procedimentos de segurança foram realizados para solução do problema técnico.