Bafômetro pode se tornar obrigatório para motoristas em acidentes de trânsito

Proposta que tramita no Senado também pretende tornar homicídio no trânsito crime inafiançável

Bafômetro pode se tornar obrigatório para motoristas em acidentes de trânsito | Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Um projeto de lei em tramitação no Senado propõe tornar o bafômetro obrigatório para motoristas envolvidos em acidentes de trânsito. De autoria do senador Fabiano Contarato (PT-ES), a proposta altera o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e estabelece que homicídios culposos no trânsito sejam considerados crimes inafiançáveis, sem possibilidade de indulto ou anistia. 

ANÁLISE PELA CCJ

A medida foi aprovada pela Comissão de Segurança Pública em dezembro de 2024 e agora segue para análise da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) a partir de fevereiro, após o recesso parlamentar. Em 1995, o CTB tornava obrigatório o uso do bafômetro, exame clínico e perícia, mas essa exigência foi alterada em 2012, junto com outras mudanças no código. 

“Isto permitia certificar influência de álcool ou outra substância psicoativa que determinasse dependência, o que certamente coibia e responsabilizava com mais rigor a pessoa que conduzia veículo embriagado ou sob efeito de entorpecentes”, argumentou Contarato no documento enviado.

A proposta atual recebeu parecer favorável do relator, senador Alessandro Vieira (MDB-SE), que sugeriu uma emenda para que os testes sejam identificados como de alcoolemia — nome técnico do bafômetro — e toxicológicos.  

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES