Um ano depois de ter sido eleito presidente dos Estados Unidos, Barack Obama conta com uma aprovação de 54% dos americanos, contra 45% que o desaprovam, segundo uma pesquisa divulgada nesta terça-feira (3) pela CNN e feita em parceria com a Opinion Research Corporation.
"O índice de aprovação de Obama é quase idêntico aos 53% dos votos que recebeu há um ano", comentou o diretor de pesquisas da CNN, Keating Holland.
"E, em quase todas as categorias demográficas, a porcentagem dos que aprovam hoje a gestão de Obama está dentro da margem de dois ou três pontos frente à porcentagem dos que votaram nele" em 4 de novembro de 2008, acrescentou.
O assunto, porém, toma outra direção quando considerado o fator ideológico.
A pesquisa da CNN destaca que entre os liberais o índice de aprovação de Obama está sete pontos acima da porcentagem das pessoas dessa linha de pensamento que votaram nele em novembro de 2008.
Entre os conservadores, o número dos que simpatizam com Obama caiu dez pontos em comparação com as pessoas desse mesmo grupo que votaram no atual presidente há um ano.
A pesquisa ressalta que o índice de aprovação do presidente se mantém acima dos 50% ainda quando a maioria dos americanos não está de acordo com a forma como Obama conduz assuntos como economia, saúde, Afeganistão, Iraque, desemprego, imigração ilegal e déficit do orçamento federal.