O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, está programado para se encontrar com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, neste domingo (21) durante a cúpula do G7 em Hiroshima, no Japão. De acordo com um funcionário do governo citado pela CNN norte-americana, Biden reiterará o apoio contínuo e firme dos Estados Unidos à Ucrânia.
Além disso, o presidente Biden também terá uma reunião conjunta com os líderes da Coreia do Sul e do Japão.
ZELENSKY E LULA
Recentemente, a TV Globo confirmou que Zelensky propôs ao ex-presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, um encontro durante a cúpula do G7. No entanto, a data dessa possível conversa ainda não foi oficialmente divulgada.
Quando questionado no sábado (20) sobre o encontro com Zelensky, o presidente brasileiro afirmou que não tinha informações sobre a realização dessa reunião.
BIDEN E LULA
O assessor de Segurança Nacional da Casa Branca, Jake Sullivan, também mencionou neste sábado que Biden tem interesse em se encontrar com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para discutir a situação da guerra na Ucrânia.
Além de Lula, Sullivan mencionou que Biden também deseja ter conversas sobre o mesmo assunto com o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi. Modi se reuniu com Zelensky no sábado, e o presidente ucraniano pediu ao governo indiano que abandonasse sua posição de neutralidade e reconhecesse a violação do território ucraniano pela Rússia.
No sábado (20), Lula se encontrou com o presidente francês, Emmanuel Macron, e o primeiro-ministro alemão, Olaf Scholz.