O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou no último sábado (4) que os manifestantes que participaram do 8 de Janeiro eram “baderneiros sem comando”. Ele ainda alegou que não teve nenhuma participação na depredação da Praça dos 3 Poderes, em Brasília, e comparou o episódio à invasão ao Capitólio dos Estados Unidos em janeiro de 2021. A declaração foi feita em participação no Space – podcast ao vivo no X (antigo Twitter) – do jornalista australiano Mario Nawfal.
COMO OCORREU: Ainda segundo o ex-presidente, ambos os acontecimentos foram espontâneos e sem um comando central. O adjetivo escolhido por Bolsonaro em um sentido oposto ao declarado durante o ato em São Paulo realizado em fevereiro deste ano. Na ocasião, ele chamou os manifestantes de “pobres coitados” e pediu anistia aos presos.
“Todas as acusações contra mim são narrativas, não cometi nenhum crime, especialmente uma tentativa de golpe”, declarou.
ENTREVISTA: Jair Bolsonaro foi convidado a participar do programa de Nawfal para discutir “os desafios da liberdade de expressão no Brasil”. Existia a expectativa de que Elon Musk, dono do X, também participasse da conversa, mas o bilionário sul-africano não compareceu. Depois da conversa com o ex-presidente, Nawfal convidou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a participar do programa para ouvir “o seu lado da história”.
Bolsonaro participou do Space através do perfil do deputado federal Capitão Alberto Neto (PL-AM). O horário de pico do programa foi às 22h15 quando 39.200 perfis do X estavam ouvindo o Space. Bolsonaro entrou no programa às 22h25. Antes do ex-presidente entrar, outros aliados e congressistas conversaram com Nawfal.
OUTROS PARTICIPANTES:
- Gustavo Gayer (PL-GO), deputado federal e pré-candidato à Prefeitura de Goiânia;
- Ana Paula Henkel, jornalista e analista política;
- Luiz Philipe de Orleans e Bragança (PL-SP), deputado federal;
- Julia Zanatta (PL-SC), deputada federal;
- Eduardo Bolsonaro (PL-SP), deputado federal e filho do ex-presidente;
- Bia Kicis (PL-DF), deputada federal;
- Nikolas Ferreira (PL-MG), deputado federal.