Bolsonaro solicita a Moraes devolução de passaporte para ir à posse de Trump

Ex-presidente republicou vídeo do filho, o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), com a informação; cerimônia acontece no dia 20

Bolsonaro e Moraes | Foto: Valter Campanato e Marcelo Camargo/Agência Brasil
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL-RJ) solicitou ao ministro do STF, Alexandre de Moraes, a devolução de seu passaporte para comparecer à posse de Donald Trump como presidente dos EUA, no dia 20 de janeiro. A informação foi divulgada por Eduardo Bolsonaro (PL-SP) em vídeo, posteriormente republicado por Jair, que agradeceu o convite e elogiou o trabalho do filho na relação com a família Trump.

PASSAPORTE RETIDO DESDE FEVEREIRO DE 2024

Segundo Eduardo, o pai é alvo de um inquérito que apura a suposta participação do ex-chefe do Executivo em uma tentativa de golpe. “Eles querem nos fazer crer que, em um domingo de janeiro, tentou-se dar um golpe de Estado”, afirmou. 

O passaporte de Jair Bolsonaro está retido desde fevereiro de 2024, após operação da Polícia Federal autorizada pelo ministro Alexandre de Moraes.

A ação investiga uma suposta organização criminosa ligada à tentativa de golpe de Estado e à abolição do Estado Democrático de Direito para manter Bolsonaro no poder. Na ocasião, policiais foram à casa do ex-presidente em Angra dos Reis (RJ), mas o documento não foi encontrado.  

POSSE

A posse de Donald Trump nos Estados Unidos será em 20 de janeiro. Embora a Constituição norte-americana não determinasse uma data fixa, a primeira posse de George Washington aconteceu em 30 de abril de 1789, devido a atrasos na contagem dos votos eleitorais. 

Depois, o Congresso estabeleceu 4 de março como a data oficial para o início dos mandatos presidenciais, alinhando-se ao fim do período legislativo anterior.

A escolha de 4 de março para a posse tinha razões práticas, pois, nos séculos XVIII e XIX, a comunicação e transporte eram lentos, e o intervalo permitia tempo para contar os votos e organizar a posse. 

Com a evolução tecnológica, esse período de quatro meses passou a ser visto como um obstáculo, já que o governo em exercício, conhecido como "lame duck", tinha pouca autoridade para tomar decisões importantes.  

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES