Preso no sábado (14) por obstrução de justiça nas investigações sobre a tentativa de golpe de 2022, o general Walter Braga Netto está detido no quarto do chefe de Estado-Maior da 1ª Divisão do Exército, no Rio.
O espaço, improvisado para recebê-lo, conta com armário, geladeira, ar-condicionado, TV e banheiro exclusivo. Braga Netto faz as refeições no rancho, onde oficiais de alta patente comem, recebendo quatro refeições diárias.
PRERROGATIVA DE MILITARES
A prisão especial é uma prerrogativa de militares antes da condenação definitiva, permitindo que oficiais fiquem em alojamentos, e não atrás das grades.
Braga Netto está na 1ª Divisão, quartel que reúne batalhões do Comando Militar do Leste, responsável pelo Exército no Rio, Espírito Santo e Minas Gerais. A unidade, localizada na Vila Militar, em Deodoro, fica a 40 km de Copacabana, onde o general foi preso.
LOCAL TEM GERADO DESCONFORTO ENTRE MILITARES
Braga Netto está detido em uma unidade que foi subordinada a ele entre 2016 e 2019, período em que comandou o Comando Militar do Leste. A escolha do local de sua prisão tem gerado desconforto entre os militares, já que o comandante da unidade, com patente de três estrelas, está abaixo de Braga Netto na hierarquia do Exército.