A Câmara Municipal de Teresina aprovou na manhã desta segunda-feira (29), a antecipação do feriado do Aniversário de Teresina para a quarta-feira (31). Dos 27 vereadores presentes na sessão, 25 votaram a favor do projeto. O vereador Aluísio Sampaio votou contra. O vereador Markim Costa se absteve da votação.
A proposta foi encaminhada pelo prefeito Dr. Pessoa (MDB) a pedido do governador do Piauí, Wellington Dias, que decretou parada sanitátia de 10 dias, alternando entre ponto facultativo, antecipação de feriados e lockdown parcial, com medidas restritivas sobre o funcionamento de atividades econômicas no Estado, com o objetivo de reduzir a transmissão do novo coronavírus.
VEJA COMO FICA O CALENDÁRIO DA PARADA SANITÁRIA:
Dia 29 de março (segunda-feira) - ponto facultativo
Dia 30 de março (terça-feira) - Feriado de Corpus Cristi
Dia 31 de março (quarta-feira) Feriado do Aniversário de Teresina
Dia 1º de abril (quinta-feira) - ponto facultativo
Dia 2 de abril (sexta-feira) - Semana Santa
Dia 3 de abril (sábado) - lockdown parcial
Dia 4 de abril (domingo) - lockdown parcial
A partir das 20h desta segunda-feira (29) até meia-noite de domingo, dia 4 de abril, ficam suspensas todas as atividades econômico-sociais, com exceção das atividades consideradas essenciais, como mercearias, supermercados, padarias e afins, farmácias, oficinas mecânicas e borracharias.
Também poderão funcionar neste período lojas de conveniência e serviços de alimentação situadas em rodovias, exclusivamente para atendimento de pessoas em trânsito (viajantes), proibida a venda de bebidas alcoólicas. Postos de combustíveis também poderão funcionar, mas precisarão fechar às 20h.