Câmara aprova requerimento para fiscalizar venda de combustíveis em Teresina
A Câmara Municipal de Teresina aprovou, nesta quinta-feira (20), requerimento de autoria do vereador Edilberto Borges, o Dudu (PT), solicitando que o Instituto de Metrologia do Piauí (Imepi) e a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) fiscalizem a quantidade e a qualidade dos combustíveis distribuídos em postos da capital, bem como a existência de calibradores nos estabelecimentos.
Dudu afirma receber denúncias de consumidores que vêm sendo lesados com a irregularidade. O parlamentar também ressalta a importância da investigação para os próprios distribuidores de combustíveis em Teresina, que, segundo ele, em alguns casos, já recebem o produto alterado e não têm conhecimento de tal situação.
“É a população que chega até nós com essas denúncias de indícios de irregularidades, como já ocorreu com as multas da Strans e os botijões de gás. Não podemos fechar os olhos para a situação e lesar os nossos consumidores. Precisamos agir para que produtos e serviços de qualidade sejam oferecidos ao cidadão”, enfatiza Dudu.
Durante seu pronunciamento, o vereador também lembrou a fiscalização realizada pelo Imepi, em julho deste ano, para averiguar o peso de botijões de gás distribuídos em Teresina. Após a operação, ao todo, 28% dos depósitos fiscalizados apresentaram irregularidades.
O parlamentar também cobrou mais agilidade do Ministério Público do Piauí (MP-PI) na averiguação das multas irregulares aplicadas pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans). A denúncia foi realizada pelo vereador no ano passado e ainda está sendo apurada.