Eluciana Iris Almeida Cardoso, advogada, nutricionista e escritora, voltou a ser assunto nas redes sociais após gravar e divulgar um vídeo expondo uma passageira que recusou ceder o assento junto à janela de um avião para uma criança. No entanto, Eluciana, que não é a mãe da criança envolvida no incidente, já enfrentou acusações do Ministério Público Eleitoral (MPE) por falsificação de documentos durante sua atuação política. A identidade da mulher foi revelada pelo colunista Tacio Lorran, do Metrópoles.
A mineira de 54 anos foi candidata a vereadora por Belo Horizonte em 2016, pelo partido Cidadania, e tentou se eleger deputada estadual em Minas Gerais em 2018, pelo Podemos. Durante sua campanha de 2018, Eluciana foi denunciada por apresentar documentos com assinaturas falsificadas à Justiça Eleitoral, como parte da prestação de contas de gastos de campanha.
De acordo com o MPE, as assinaturas atribuídas à irmã e ao marido de Eluciana foram forjadas em recibos e contratos, que indicavam pagamentos de R$ 2 mil para ambos, supostamente por serviços prestados durante a campanha. Ao reconhecer que assinou os documentos em nome dos parentes, a advogada justificou que agiu sem dolo ou intenção de cometer crime.
O caso foi analisado pelo juiz Marcelo Gonçalves de Paula, da 29ª Zona Eleitoral de Belo Horizonte, que acatou a tese da defesa e, em março de 2022, absolveu Eluciana da acusação de falsidade ideológica.
Envolvimento em episódio no avião
No episódio recente, Eluciana filmou e confrontou Jennifer Castro, a passageira que se recusou a trocar de lugar no voo. No vídeo, divulgado nas redes sociais pela filha da advogada, ela questiona Jennifer: “Você tem algum problema?”, e prossegue afirmando: “Estou gravando a sua cara porque você não tem empatia com as pessoas. Isso é repugnante”.
Embora a mãe da criança não tenha aparecido nas imagens, Jennifer relatou ter sido alvo de agressões verbais de outras pessoas envolvidas na situação.
Quem é Eluciana Cardoso?
Residente em Belo Horizonte, Eluciana possui registro na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Minas Gerais, mas sua atuação principal se concentra em nutrição e produção cultural. Nas redes sociais, ela produz conteúdos sobre saúde, alimentação e bem-estar.
Além disso, Eluciana foi homenageada pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) em junho de 2023. A homenagem, proposta pela deputada Ana Paula Siqueira (Rede), destacou sua atuação em prol da cultura, da inclusão social e da literatura, vinculada ao Institut Cultive Suisse Brésil.