Exclusivo Chico Lucas fala sobre plano de recuperação de celulares e mais na TV Meio

Chico Lucas esteve em Brasília recentemente apresentando ao MInistério da Justiça o plano montado pela secretaria para atuar no combate da recpetação e consum de aparelhos furtados no Piauí.

Secretário Chico Lucas | Jéssica Dayane/Meio
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

O secretário de Segurança do Piauí, Chico Lucas, esteve concedendo entrevista nesta quarta-feira (07), ao programa Agora Piauí. O chefe da pasta falou sobre a apresentação dos resultados das operações de recuperação de celulares, sistema de câmeras em policiais e também comentou sobre o cenário político.

Chico Lucas esteve em Brasília recentemente apresentando ao MInistério da Justiça o plano montado pela secretaria para atuar no combate da receptação e consumo de aparelhos furtados no Piauí. O Ministério, inclusive, deve incorporar a ideia.

Chico: "A gente ficou muito feliz de uma tecnologia desenvovida no Piauí, que é a marca do governador. Desenvolvemos essa tecnologia com Mateus Zanata, delegado Anchieta, e o Ministério da Justiça incorporou porque é uma ideia inovadora. Ao invés de prender o que assalta, vamos desistimular o consumo. É bom mostrar para o Brasil que o piauiense é qualificado, e o governador insiste muito nisso do Piauí ser exportador de tecnologia".

SEGURANÇA NO CENTRO DE TERESINA

Questionado sobre a atuação da secretaria com relação ao aumento da insegurança no centro da capital, Chico Lucas elencou as ações que estão sendo executadas para combater o avançoda criminalidade e a volta do centro em atividade normal.

"Estamos chamando a responsabilidade. Ou os proprietários, se quiserem manter seus imóveis fechados, que façam pelo menos a manutenção, mantendo limpos, sem risco a insalubridade dos vizinhos, sem risco de incêndios. Estamos fazendo batidas nessas casas, inclusive prendendo pessoas com mandado em aberto, tentando manter um caminho".

ACIONAMENTO DE CÂMERAS EM POLICIAIS

"A gente estava esperando essa regulamentação do governo federal. A gente inicou o processo de contratação, aderindo a ata da Bahia, que é a que tem o preço mais barato do Brasil. O mesmo da Bahia é o mesmo de São Paulo. As câmeras compradas pelo Ministério a gente vai adotar o padrão que eles estipularam. Vamos comprar 100, pra fase experimental, principalmente com o trânsito, violência de gênero e cumprimento de decisões". 

PREPARO PARA AS ELEIÇÕES

"A Justiça Federal é diferente. Os juízes que atuam nas zonas são estaduais. A polícia que fiscaliza e apura as infrações é a Polícia Federal. A gente está dando todo o suporte. Os crimes que chegam pra gente são os crimes contra a honra, como calúnia, difamação e injúria. 

PRESIDÊNCIA DO PT

Sobre a sua participação direta no processo de escolha do novo presidente do PT, em 2025, como candidato, o secretário confirmou que seguirá atendendo a determinação do governador, em não participar de pleitos, assim como os demais secretários técnicos, indicados por Rafael Fonteles.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES