O presidente nacional do Partido Progressistas (PP), senador Ciro Nogueira, declarou estar aberto à possibilidade de filiação de Ciro Gomes (PDT) ao partido. No entanto, o parlamentar ressaltou que a decisão caberá ao diretório estadual do PP no Ceará.
Durante entrevista ao jornal O Globo, Ciro Nogueira expressou sua estima pessoal por Ciro Gomes, mas esclareceu que a questão deve ser tratada localmente.
“Ciro é um grande amigo, sou admirador, mas isso é uma discussão do estado e eu não tratei isso com ele”, afirmou.
Nos últimos dias, os rumores sobre uma possível saída de Ciro Gomes do PDT se intensificaram, após deputados da sigla manifestarem descontentamento com o ex-presidenciável. A alegação é de que Ciro teria enfraquecido candidaturas apoiadas pelo partido nas eleições recentes, o que poderia afetar o desempenho do PDT em 2026. Entre os que apoiaram sua saída está o deputado Josenildo (PDT-AP).
Ainda assim, o presidente interino do PDT, André Figueiredo, rejeitou a possibilidade de sanções contra Ciro Gomes, classificando a situação como “mera especulação”. Segundo ele, a decisão sobre punições não cabe à bancada de deputados, mas sim à direção partidária.