O deputado federal Castro Neto (PSD) apresentou, na Câmara Federal, em Brasília, Projeto de Lei que cria a Rota Turística da Serra Capivara, importante unidade de conservação arqueológica localizada no sudeste piauiense. Além de estimular o desenvolvimento turístico nos municípios de São Raimundo Nonato, João Costa, Brejo do Piauí e Coronel José Dias, a iniciativa estimula a economia local, promove ações de desenvolvimento sustentável e de inclusão social das comunidades beneficiadas.
O PL nº 958/2025 prevê a criação e divulgação de roteiros turísticos que contemplem os atrativos naturais, culturais e históricos da região com o intuito de ampliar a visibilidade do Parque Nacional Serra da Capivara como destino de relevância internacional. Com a integração dos quatro municípios piauienses que envolvem a unidade de conservação arqueológica, a ideia é fomentar turismo com sustentabilidade por meio da conscientização ambiental de visitantes e moradores, bem como preservar a biodiversidade local.
O parlamentar avalia os impactos positivos da iniciativa para o estado do Piauí. “A criação da Rota Turística da Serra da Capivara representa um passo significativo para o desenvolvimento sustentável piauiense, promovendo o turismo responsável, a preservação ambiental, a valorização cultural e o desenvolvimento econômico e social deste território. Vale ressaltar que programas educativos e de sensibilização ambiental são fundamentais para alcançar esse objetivo envolvendo turistas e comunidades para que nossas potencialidades sejam cuidadas e vistas pelo mundo”, disse.
No início deste ano, por meio de emenda parlamentar, Castro Neto destinou R$ 100 mil para manutenção do Parque Nacional Serra da Capivara, considerado Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco. Encaminhados ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), os recursos possibilitam ainda ações de preservação, pesquisa científica e atividades socioculturais na região.
A matéria apresentada pelo deputado aguarda despacho do Presidente da Câmara dos Deputados para tramitação. Nos próximos dias, deve seguir para comissões temáticas afins.