Por Rany Veloso
Líderes da oposição se reuniram nesta terça-feira (1), para pressionar e definir estratégias em torno do PL da Anistia, considerado prioritário pela bancada.
O encontro ocorreu no apartamento funcional do deputado Zucco (PL-RS), líder da Oposição na Câmara, com a presença do ex-presidente Jair Bolsonaro e outros parlamentares da base oposicionista.
Entre os participantes estavam o vice-presidente da Câmara, Altineu Côrtes (PL-RJ), o líder do PL, Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), e a líder da Minoria, Caroline De Toni (PL-SC). A principal estratégia definida foi a obstrução total dos trabalhos legislativos. O objetivo é pressionar para que o requerimento de urgência do projeto seja colocado em votação.
O deputado Zucco afirmou que a oposição adotará uma postura rígida até que a tramitação do PL avance. Segundo ele, há um “estado de exceção” no Brasil e medidas firmes são necessárias. “Nada é mais importante agora do que reparar as injustiças contra centenas de presos e refugiados políticos”, declarou.
Nesta quarta-feira (2), a oposição realizará uma coletiva de imprensa com familiares dos presos do 8 de janeiro. Durante o evento, será apresentado um relatório da Associação dos Familiares e Vítimas do 8 de Janeiro (ASFAV). O documento denuncia supostas violações de direitos durante as prisões e o andamento dos processos no Supremo Tribunal Federal (STF).
A oposição também prepara uma manifestação para o dia 6 de abril, em São Paulo, com participação de Bolsonaro. Os parlamentares gravaram um vídeo convocando apoiadores para o ato na Avenida Paulista. A expectativa é reunir milhares de pessoas em defesa da aprovação do PL da Anistia.