O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) divulgou um vídeo nesta sexta-feira (20), ao lado de ministros da área econômica e do futuro presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, reforçando o compromisso com a estabilidade econômica e o combate à inflação. Lula também afirmou que "jamais haverá interferência" na gestão do próximo líder da autoridade monetária, em um aceno ao mercado.
"Por isso que quero te desejar boa sorte, que Deus te abençoe. Eu quero que você saiba que jamais, jamais haverá da parte da presidência qualquer interferência no trabalho que você tem que fazer no Banco Central", disse o petista.
Gabriel Galípolo assumirá a presidência do Banco Central de 2025 a 2028, substituindo Roberto Campos Neto, indicado por Jair Bolsonaro. Durante seu terceiro mandato, Lula criticou a gestão de Campos Neto, especialmente o nível da taxa Selic, que chegou a 12,25% ao ano, considerada alta demais pelo presidente por encarecer investimentos no país.
Atualmente diretor de Política Monetária do Banco Central, Galípolo participou das últimas decisões do comitê da Selic, defendendo aumentos na taxa. Ele é um aliado de confiança de Lula, tendo atuado na campanha presidencial e como secretário-executivo do Ministério da Fazenda no início do governo.