Comissão aprova primeira mulher para cargo de embaixadora do Brasil nos EUA

Agora, a indicação seguirá para votação no Plenário do Senado. Ela teve 18 votos a favor e nenhum contrário

Senado aprova primeira mulher para cargo de embaixadora do Brasil nos EUA | Jefferson Rudy/Agência Senado
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) aprovou nesta quinta-feira (11) a indicação da diplomata Maria Luiza Ribeiro Viotti como a primeira mulher a ocupar o cargo de embaixadora do Brasil nos Estados Unidos. A mensagem de indicação (MSF 9/2023) recebeu 18 votos a favor e nenhum contrário, e foi elogiada pela relatora, senadora Mara Gabrilli (PSD-SP). Agora, a indicação seguirá para votação no Plenário do Senado.

Durante audiência na CRE, Mara Gabrilli lembrou que "os EUA são o mais tradicional e antigo parceiro do Brasil no cenário internacional" e é o país onde habitam hoje 1,9 milhão de brasileiros. "Com certeza, o Brasil estará em boas mãos. (...) [Maria Luiza] estará abrindo espaço gigante para as mulheres exercerem cargos de alta envergadura", afirmou a senadora.

Durante a aprovação de sua indicação como embaixadora do Brasil nos Estados Unidos, Maria Luiza Ribeiro Viotti ressaltou a relevância da diplomacia parlamentar e enfatizou a criação iminente de um grupo parlamentar Brasil-Estados Unidos, o que, segundo ela, será fundamental para fortalecer os laços entre as nações. Além da forte relação econômica e comercial, a diplomata destacou que a agenda bilateral não se limita a esses aspectos, mas abrange diversas outras áreas, como a política, a ambiental e a defesa dos direitos humanos.

"Hoje o Brasil e Estados Unidos se reconhecem como duas grandes democracias que compartilham valores", afirmou a diplomata, ao lembrar que em 2024 será celebrado o bicentenário das relações bilaterais.

Durante a sabatina realizada pelos senadores e pelos representantes do portal e-Cidadania, Maria Luiza Ribeiro Viotti destacou questões que requerem maior atenção na relação bilateral, sempre enfatizando a importância do diálogo contínuo. Em relação à questão ambiental, a diplomata ressaltou que o principal desafio é garantir o desenvolvimento sustentável na Amazônia o mais rapidamente possível. Além disso, Maria Luiza informou que há atualmente uma rede de 11 consulados para atender a comunidade brasileira nos Estados Unidos.

(Com informações da Agência Senado)

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES