O Projeto de Lei que dispõe sobre a adoção de medidas de higienização e limpeza no transporte público como forma de impedir a disseminação da Covid-19 será apreciado pela Comissão de Administração Pública e Política Social da Assembleia Legislativa. O texto é de autoria da deputada Flora Izabel (PT).
A propositura tem como relator o deputado Evaldo Gomes (Solidariedade), prevê que as medidas deverão ser adotadas pelo transporte coletivo urbano, intermunicipal e semiurbano e pela operadora do metrô de Teresina, dentre elas, a higienização com álcool líquido 70% de superfícies de contato, como direção, bancos, maçanetas, painel de controle, catraca, corrimões, barras de apoio e vidros internos.
Conforme determina o Projeto de Lei, deve haver a limpeza rápida dos pontos de contato com as mãos dos usuários e a disponibilização na entrada e saída dos veículos e dos vagões de álcool em gel 70% para utilização pelos usuários e trabalhadores do sistema de transporte coletivo.
A deputada Flora Izabel afirma que pesquisa realizada pela Prefeitura de Teresina constatou que os principais pontos de contaminação por Covid-19 na capital são os ônibus, estações e os corredores de passageiros, por isso decidiu propor a adoção das medidas visando conter a disseminação do novo coronavírus.