Comissão vai avaliar problemas na transposição do rio São Francisco

Obra vai beneficiar cerca de 300 municípios e 12 milhões de pessoas nos estados do Ceará, Paraíba, Rio Grande do Norte e Pernambuco.

Canal da transposição do rio S. Francisco, no sertão nordestino | Ministério da Integração Nacional
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

A Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados vai tratar da gestão e manutenção da transposição do rio São Francisco, em audiência pública a ser realizada na próxima terça-feira, dia 8, no plenário da Câmara.

O debate foi solicitado pelo deputado André Fernandes (PL-CE). Ele lembrou que o projeto de integração do rio São Francisco é "a maior obra de infraestrutura hídrica do Brasil, dentro da Política Nacional de Recursos Hídricos, e beneficia cerca de 390 municípios e 12 milhões de pessoas dos estados do Ceará, Paraíba, Rio Grande do Norte e Pernambuco".

O deputado relata que imagens feitas em janeiro deste ano apontam que alguns trechos da transposição foram obstruídos, o que impossibilita a passagem normal da água.

"Curiosamente, a obra de transposição se arrastou durante 13 anos e a sua conclusão trouxe inúmeros benefícios aos nordestinos, inclusive àqueles que sobrevivem diretamente da agricultura. Depois de tanto empenho, querer obstruir o funcionamento de determinada obra pelo simples fato do governo anterior ter concluído e causar enormes prejuízos à população, é inadmissível", comentou o deputado.

Marcelo Andrade Moreira Pinto, diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), está entre os convidados. (Com informações da Agência Câmara)

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES