![Prefeito Dr. Pessoa e presidente da Fundação Muncipal de Saúde | Divulgação](/uploads/imagens/2021/3/30/webp/covid-19-teresina-acerta-implantacao-de-usina-de-oxigenio-0270a5bf-ce26-4aa4-8d48-8b1159277360.jpg.webp)
O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, se reuniu com representantes da empresa Saúde e Vida, que atua na produção de oxigênio. Em entrevista ao programa Banca de Sapateiro, da Rádio TV Jornal Meio Norte, o presidente da Fundação Municipal da Saúde, Dr. Gilberto Albuquerque, falou que Teresina terá fábrica de oxigênio. O investimento é de R$ 4 milhões para instalação de duas usinas.
Segundo o médico Gilberto Albuquerque, o prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, há mais de um mês, vem trabalhando para a aquisição da usina de oxigênio e nesta semana apareceu uma empresa que pretende montar uma usina na capital piauiense entre 10 a 15 dias. "Com esse prazo as necessidades de Teresina serão atendidas", diz o Dr. Gilberto.
![Dr. Gilberto Albuquerque, o prefeito Dr. Pessoa e representantes da empresa](/uploads/imagens/2021/3/30/ca124f86-9e64-400c-8329-a22c8747cce4-f23d0adc-eb51-4253-bb0b-70cd3441034a.jpg)
O presidente disse que representantes da empresa apresentaram proposta ao prefeito e discutiu as possibilidades de instalação da usina de oxigênio. Para isso, será feito um levantamento sobre o local, capacidade energética para fazer funcionar a usina, a logística e o espaço físico adequado. "Esse levantamento será feito entre esta terça-feira e quarta-feira", informa Dr. Gilberto Albuquerque, enfatizando que há possibilidade de conseguir até duas usinas.
A empresa, segundo o presidente da Fundação Municipal de Sapude, adiantou vários detalhes do contrato de aquisição e informa que será preciso apresentar proposta em nível nacional para que outras empresas possam participar da concorrência.
De acordo com o Dr. Gilberto, a empresa tem expertise, pois é a mesma que montou a estrutura em Manaus e ao ser instalada, quem vai gerir é a Prefeitura Muncipal de Teresina. "Acredito que a instalação dessa usina vai ajudar na demanda e trará maior segurança", diz.
Parada sanitária
A respeito da parada sanitária para derrubar os índices de contaminação e, consequentemente, do número de óbitos, Dr. Gilberto alerta a população que ela deve ficar recolhida, pois a situação tende a piorar.
Esta semana, segundo ele, terá o maior número de pessoas infectadas. "E a semana epidemiológica mais perigosa e as pessoas precisam entender esse risco, fiscar mais distante possível, não esquecer o alcool gel. Distanciamento social é o mais importante", diz, lembrando que, culturalmente, é a semana que as pessoas visitam parentes e amigos, mas o objetivo da parada sanitária é conter o avanço da Covid-19, fazendo com que as pessoas fiquem em casa e evitem aglomerações.