O Piauí receberá mais 71,6 mil doses de vacina na madrugada desta sexta-feira (30). A informação, revelada pelo governador Wellington Dias (PT), aponta que serão 70.250 doses da Astrazeneca/Fiocruz e 1.400 doses da Sinovac/Butantan.
Nisso, o líder da temática no Fórum dos Governadores, destacou o empenho em não paralisar a vacinação, tendo em vista que atualmente cidades de 18 estados já não possuem imunizantes para a segunda aplicação da coronavac.
“Todas as doses desta remessa serão utilizadas para as primeiras doses desses grupos. Com isso poderemos progredir ainda mais com a imunização da população piauiense e dá continuidade nos servidores da segurança”, lembra o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto.
A décima quinta remessa chegará, ao estado, na madrugada desta sexta-feira (30), e também conta com 1.400 doses da vacina Sinovac/Butantan, destinada a 1% dos idosos de 60 a 64 anos. “Com essas doses, que vamos receber e demais que o estado distribuirá,iremos conseguir imunizar toda a população de 60 a 64 anos”, destaca o gestor.
O governador Wellington Dias frisou a importância da população ficar atenta ao calendário, de modo que não perca a primeira dose.
"E lembre-se: não perca sua primeira dose! Fique atento aos calendários de vacinação de sua cidade e continue com as medidas de proteção. Só assim vamos conseguir diminuir cada vez mais a transmissibilidade do vírus e diminuir o impacto na rede hospitalar".
Segundo os dados do Vacinômeto, da Secretaria de Estado da Saúde, o Piauí já recebeu 785.480 doses do Ministério da Saúde. Foram distribuídas aos municípios 756.012, contando com uma reserva técnica de segurança de 29.468. Os municípios já aplicaram 405.857 primeiras doses e 203.403 segundas doses, atualmente estão com as secretarias municipais de saúde 146.462 doses para primeira e segunda aplicação. Já foram vacinados com a primeira dose 12,37% do público piauiense e com a segunda dose 6,20%.
francyteixeira@meionorte.com